Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:



Mundo ► Fenómenos Naturais

Foto: Município de Gancedo - Chaco
13-09-2016 12:15
Argentina
Descoberto o segundo maior meteorito do mundo na Argentina

De acordo com uma equipa de investigadores, foi descoberto o que se acredita ser o segundo maior meteorito do mundo, com cerca de 30 toneladas.
 
A descoberta foi feita no sábado na província de Chaco no norte da Argentina  a cerca de 800 km a NW da capital Buenos Aires.
 
O meteorito com 30,800 toneladas foi encontrado enterrado numa área chamada Campo del Cielo no município de Gancedo, localidade onde se estima ter ocorrido uma chuva de meteoritos há cerca de 4 mil anos. Os trabalhos de remoção do meteorito foram complexos devido à grande quantidade de água no poço onde este caiu.
 
Segundo o presidente da Associação de Astronomia de Chaco, o tamanho do meteorito surpreendeu a comunidade científica, superando as expectativas das investigações que haviam sido realizadas naquela zona nos últimos meses. 
 
O maior meteorito alguma vez encontrado na Terra chama-se Hoba, pesa mais de 60 toneladas e foi encontrado na Namíbia em 1920.

 


Fontes


News.com.au
Spokesman.com
MSN

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas


terça-feira, 19 de Janeiro de 2021
Na noite do dia 18 de janeiro, pelas 23:46 (hora local; às 02:46 de dia 19 de janeiro UTC), a província de San Juan, localizada na parte ocidental da Argentina, foi afetada por um sismo de magnitude 6,4. Segundo o United States Geological Survey (USGS), o evento localizou-se a 29 km a WSW de Pocito (Argentina) e a 20 km de profundidade.   De acordo com o governador de San Juan, as autoridades ainda estão a proceder à análise d...
quarta-feira, 11 de Janeiro de 2017
​A chuva torrencial que se tem feito sentir desde a semana passada no centro e norte da Argentina, desencadeou esta terça-feira um movimento de vertente na localidade de Volcán, na província de Jujuy, tendo tirado a vida a pelo menos duas pessoas.   A ocorrência levou o governo local a convocar um comité de emergência para dar apoio aos afetados pela intempérie.   Segundo a coordenadora de emergências da província afetada, Zoe...