Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:



Mundo ► Ciência

Foto: Jeon Heon-kyun
09-09-2016 22:35
Coreia do Norte
Teste nuclear na Coreia do Norte causa tremor equivalente a sismo de magnitude 5,3

​A Coreia do Norte realizou esta madrugada um teste nuclear, considerado “o mais poderoso até à data” desde o primeiro realizado em 2006. Este evento causou um forte tremor, equivalente a um sismo de magnitude 5,3 na escala de Richter. 

 
O tremor foi registado às 9:30 hora local (00:30 hora UTC) pelo Serviço Meteorológico Sul-Coreano, pelo European-Mediterranean Seismological Centre (EMSC), pelo United States Geological Survey (USGS) e pela Agência Meteorológica Japonesa, muito perto da base de testes nucleares de Punggye-ri, local onde já quatro ensaios nucleares haviam ocorrido.

 
Segundo o Serviço Meteorológico da Coreia do Sul, o teste atingiu as 10 quilotoneladas, quase tanto quanto o ataque de Hiroxima, em que atingiu as 15 quilotoneladas. Até ao momento não há relatos de quaisquer consequências de fugas radioativas resultantes deste teste. 

 
O teste de hoje foi realizado no dia em que o regime Norte-Coreano celebra o seu 68º aniversário. Acontece após o país ter testado nos últimos meses diversos mísseis balísticos, em que alguns dos quais atingiram águas japonesas, mísseis em que o regime liderado por Kim Jong-un disse ser capaz agora de montar as novas ogivas. A Coreia do Norte vai continuar a investir na quantidade e qualidade das suas armas nucleares.

 
Países como os E.U.A, Japão e Coreia do Sul bem com a Organização das Nações Unidas (ONU) condenam este novo teste nuclear realizado por Pyongyang.


Fontes


Observador
Jornal de Negócios
Público

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas