Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:



Açores ► Fenómenos Naturais

Possível trajeto do furacão Gaston (Imagem: Weather Undergound)
01-09-2016 10:05
Arquipélago dos Açores
Furacão Gaston deverá atingir os Açores amanhã como tempestade tropical

O furacão Gaston que está previsto afetar as ilhas açorianas, enfraqueceu ligeiramente durante a noite passada, tendo o padrão de nuvens perdido alguma organização, com a convecção mais assimétrica e não muito profunda como o observado há umas horas atrás. 

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o centro do furacão encontrava-se às 9:00 hora local, a aproximadamente 1 300 quilómetros a oeste da ilha do Faial, com deslocamento para ENE a cerca de 31 km/h.

O furacão irá atingir as ilhas do grupo Ocidental e Central amanhã, sexta-feira (dia 2 de setembro), a partir do meio dia, como tempestade tropical, com rajadas que podem chegar aos 110 km/h e ondas que podem atingir oito metros.

Assim, o IPMA emitiu em comunicado um aviso preliminar de tempestade tropical para o arquipélago, colocando as ilhas do grupo Central sob aviso laranja referente a vento no período entre as 18:00 de sexta-feira (dia 2) e as 06:00 de sábado (dia 3). Este grupo vai estar também sob aviso amarelo referente a precipitação e agitação marítima nos períodos entre as 21:00 de sexta-feira (dia 2) e as 12:00 de sábado (dia 3), e entre as 18:00 de sexta-feira (dia 2) e as 06:00 de sábado (dia 3), respetivamente. 

As ilhas do grupo Ocidental vão estar em alerta laranja relativamente ao vento entre as 12:00 de amanhã (sexta-feira, dia 2) e as 00:00 do dia 3 (sábado), relativamente à precipitação entre as 15:00 horas de sexta-feira (dia 2) e as 00:00 do dia 3 (sábado), e relativamente à  agitação marítima no período entre as 12:00 de sexta-feira (dia 2) e as 00:00 do dia 3 (sábado).

A mesma fonte acrescenta ainda que espera-se ainda que a tempestade enfraqueça significativamente ao entrar na região dos Açores, passando a tempestade pós-tropical para a tarde de sábado.



Fontes


IPMA
Weather Underground
Jornal de Notícias

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas