Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:



Açores ► Fenómenos Naturais

Previsões do CAMS (Copernicus Atmospheric Monitoring Service) IPMA
08-08-2016 12:00
Açores
Presença de poeiras do deserto do Saara nos Açores

O arquipélago dos Açores, está desde sábado sob presença de poeiras do deserto do Saara, situação que deverá manter-se até quinta-feira.

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), este aumento deve-se ao transporte de poeiras com origem no deserto do Saara através do ramo sul do anticiclone dos Açores, cujo centro se tem localizado a nordeste do arquipélago.

No passado sábado, o céu nos Açores apresentou-se geralmente nublado com nuvens médias e altas, exibindo o céu um tom de azul mais pálido do que o habitual.

Esta situação não muito comum já ocorreu no passado, e resulta de partículas em suspensão na atmosfera. O IPMA refere que os resultados das observações da espessura ótica dos aerossóis efetuadas no sábado na estação ARM (Atmospheric Radiation Measurment), na ilha Graciosa mostram um aumento significativo relativamente aos últimos dias.

De acordo com Vanda Costa, meteorologista da Delegação regional dos Açores do IPMA, os níveis de concentração não são muito elevados, pelo que não deverá afetar a saúde pública. Na sequência das previsões do CAMS (Copernicus Atmospheric Monitoring Service), o IPMA aponta para a continuação da presença de poeiras cujo efeito será mais notado nas  ilhas dos grupos Central e Oriental.


Fontes


IPMA
Açoriano Oriental
Notícias ao Minuto

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas