Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:



Açores ► Fenómenos Naturais

Movimento de Vertente no Caminho Velho, São Mateus (Foto: RTP Açores)
13-07-2016 17:35
Fenais, Graciosa
Movimento de vertente numa falésia em São Mateus na ilha Graciosa preocupa população

Na passada sexta-feira, verificou-se a ocorrência de um movimento de vertente na zona do Caminho Velho, freguesia de São Mateus na ilha Graciosa. O fenómeno que ocorreu junto à Fonte da Areia, fez com que a crista da falésia recuasse consideravelmente, preocupando assim a população que ali vive, uma vez que a estrada que separa algumas moradias da falésia está a ceder à ondulação.

A orla marítima dos Fenais é a que está mais vulnerável à ondulação de norte, tendo ao longo dos tempos acontecido fenómenos desta natureza naquela zona. O último ocorreu em janeiro de 2013.

Após o reconhecimento da situação pela Câmara Municipal e Serviços do Ambiente, foram alertadas as entidades regionais, nomeadamente a Direção Regional dos Assuntos do Mar, afim desta colocar no orçamento do próximo ano a proteção da falésia e moradias. Esteve no local hoje Filipe Peixoto, Diretor Regional dos Assuntos do Mar, acompanhado por uma equipa técnica, para avaliar a extensão e a gravidade destes fenómenos registados recentemente, assegurando que a obra de proteção necessária vai ser executada em 2017.

Há cerca de 10 anos a poucos metros deste local foram protegidas outras habitações, tendo sido adiada a intervenção na zona da Fonte da Areia. De acordo com o Diretor Regional, para além da vulnerabilidade da falésia à erosão, existem outros fatores que estão a afetar a estabilidade desta falésia como a existência de condutas de descargas pluviais, pensando-se assim na construção de descarregadores que levem a água até à base da falésia. 

De modo a reduzir o risco a que estão sujeitas as habitações e os utilizadores daquela via de acesso, também considera-se a construção de um prisma de enrocamento ou uma proteção básica junto à base da falésia, semelhante ao efetuado na orla marítima dos Fenais.


Fontes


RTP Açores
Jornal da Ilha Graciosa

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas