Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos

Açores ► Ciência

A investigadora Teresa Ferreira (Foto: CVARG/CIVISA)
08-07-2016 12:45
S. Miguel
Investigadoras do CVARG e do CIVISA participam em workshop da NATO sobre resiliência de infraestruturas críticas

​Entre os dias 26 e 29 de junho decorreu no hotel Pestana Bahia Praia, S. Miguel (Açores) um workshop intitulado Resilience-based approaches to critical infrastructure safeguarding, promovido pela NATO. A sessão de abertura contou com o contributo, através de palestras, do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, do Presidente da Fundação para a Ciência e Tecnologia, Paulo Ferrão, e do Reitor da Universidade dos Açores, João Luís Gaspar.
 
Ao longo dos 4 dias do workshop, as investigadoras Teresa Ferreira, Rita Carmo e Isabel Estrela Rego do Centro de Vulcanologia e Avaliação de Riscos Geológicos (CVARG) e do Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) participaram com a apresentação de dois painéis sobre as atividades desenvolvidas nas áreas da vigilância e monitorização sismovulcânica do Arquipélago dos Açores, ao nível do Centro de Aquisição de Dados e do Centro de Operações de Emergência do CIVISA, para além da participação nos vários grupos de trabalho.
 
O workshop focou-se no conceito de resiliência, definido pela US National Academy of Sciences como a capacidade para preparar e planear, absorver, recuperar e adaptar-se à ocorrência de eventos adversos, e na sua possível utilização por parte das autoridades militares e civis em termos operacionais.
 
O evento contou com cerca de 60 participantes de várias nacionalidades que foram distribuídos por quatro grupos de trabalho de forma a abordar o conceito de resiliência através de vários domínios: (1) infraestruturas, (2) cibernética, (3) social e (4) metodologia e ferramentas para integração dos vários domínios.
 
Um dos objetivos deste workshop foi promover uma melhor compreensão das vantagens e desvantagens associadas à gestão do risco e da resiliência às autoridades militares e governamentais, bem como à indústria, e proporcionar-lhes com um amplo conjunto de ferramentas de decisão para gerir os riscos emergentes.


Fontes


CVARG/CIVISA

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas