Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos

Açores ► Ciência

As investigadoras do CVARG, Fátima Viveiros e Lucía Moreno (Foto: CVARG)
30-06-2016 14:30
Lisboa
Investigadoras do CVARG participam nas 4as Jornadas de Engenharia Hidrográfica

​As investigadoras Fátima Viveiros e Lucía Moreno participaram recentemente nas 4as Jornadas de Engenharia Hidrográfica que decorreram no Instituto Hidrográfico, em Lisboa, entre 21 e 23 de junho. Neste encontro científico as investigadoras do CVARG apresentaram duas comunicações sobre as emissões submarinas de gases vulcânicos que ocorrem ao largo das ilhas do Faial e São Miguel, nomeadamente na zona da Espalamaca (para o caso do Faial) e nas áreas envolventes aos Mosteiros, Porto Formoso e Ribeira Quente (São Miguel). Os trabalhos apresentados demonstraram que o dióxido de carbono (CO2) é o gás vulcânico mais abundante nas emissões estudadas, tendo sido detetados também outros voláteis em quantidades menores, nomeadamente o azoto (N2), oxigénio (O2), árgon (Ar), metano (CH4) e hélio (He). No caso particular das emissões gasosas localizadas junto à Ribeira Quente foram detetadas também concentrações de sulfureto de hidrogénio (H2S) e de hidrogénio (H2).
 
Segundo as investigadoras, as Jornadas de Engenharia Hidrográfica constituíram uma oportunidade não só para apresentar os trabalhos desenvolvidos no arquipélago dos Açores, mas também para estabelecer eventuais cooperações e possibilitar conhecer técnicas de investigação de ponta aplicadas atualmente em Portugal.
 
Os trabalhos desenvolvidos resultaram de colaborações estabelecidas com investigadores do Departamento de Biologia e do Departamento de Oceanografia e Pescas da Universidade dos Açores e da Universidade do Algarve. O projeto de investigação MOFETA, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), e o projeto OceanA-lab, financiado pelo Fundo Regional da Ciência e Tecnologia (FRCT), permitiram o desenvolvimento dos estudos efetuados.


Fontes


CVARG/CIVISA

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas