Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos

Mundo ► Fenómenos Naturais

Vulcão Hekla durante a erupção de março de 2000. (Foto: Volcano Discovery)
23-06-2016 15:00
Islândia
Aumento de pressão no interior do vulcão Hekla deixa cientistas em alerta

​Intitulado “Porta para o Inferno”, com 1 491 metros de altura, o vulcão Hekla, localizado no sul da Islândia tem apresentado sinais de que pode entrar em erupção a qualquer momento. 

Especialistas afirmam que a pressão no interior do vulcão está a aumentar, apresentando leituras muito mais elevadas do que as obtidas durante as erupções de 1991 e 2000.

Segundo o professor Einarsson, que estuda detalhadamente este vulcão, que também é um destino turístico comum, podemos estar sujeitos a um grande desastre aquando a sua próxima erupção, caso não sejam tomadas todas as medidas preventivas. Muitas vidas estarão em risco bem como o tráfego aéreo.

No entanto, o Icelandic Meteorogical Office (IMO) mantém o código verde (normal) para a aviação.

A Islândia está localizada num limite de placas tectónicas divergentes sobre a Crista Média Atlântica, possuindo cerca de 30 sistemas vulcânicos ativos. O vulcão Hekla entrou em erupção regularmente no passado, aproximadamente uma vez a cada 10 anos entre 1970 e 2000. 

Na sua última erupção em 2000, Hekla produziu uma escoada piroclástica, constituída por gás e rocha que atingiu 724 km/h. A apenas 48 km de distância do Hekla localiza-se o vulcão Eyjafjallajökull, igualmente ativo, que mais recentemente entrou em erupção em 2010 tendo um grande impacto no tráfego aéreo internacional.


Fontes


RSOE EDIS
Express.co.uk
Dailymail.co.uk

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas