Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos

Açores ► Fenómenos Naturais

Arriba de Rabo de Peixe (Foto: Açores 9)
20-06-2016 12:00
S. Miguel
Movimento de vertente na arriba de Rabo de Peixe

​No passado dia 16 de junho, a arriba de Rabo de Peixe volta a ser afetada por um movimento de vertente, obrigando à interrupção da circulação rodoviária numa das estradas da vila.
 
De acordo com o presidente da junta de freguesia de Rabo de Peixe, o incidente ocorreu por volta das 15h-15h30, colocando em perigo a circulação automóvel e as habitações da Rua de São Sebastião. Jaime Vieira salienta a instabilidade da arriba, referindo que se têm verificado pequenos movimentos de vertente quase diariamente, tendo este último sido de maiores proporções.
 
Entretanto, o Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia informou que a arriba será objeto de uma intervenção imediata e preventiva para provocar o desprendimento controlado de alguns blocos que ameaçam ruir. Fausto Brito e Abreu acrescentou ainda que serão efetuadas monitorizações visuais frequentes, bem como monitorizações topográficas para detetar pequenos sinais de abatimento ou de movimentação.
 
O Secretário Regional frisou ainda que, segundo a informação técnica do Laboratório Regional de Engenharia Civil (LREC), as moradias não estão em perigo imediato que justifique o realojamento dos habitantes. No entanto, vai ser vedado o acesso de pessoas à base de toda a arriba que, por vezes, é utilizada como zona balnear. Brito e Abreu referiu ainda que, de acordo com o estudo técnico realizado por peritos do LREC e da Direção Regional dos Assuntos do Mar, suspeita-se de ter havido alguma infiltração de águas da chuva e até de algum esgoto doméstico que possa ter acelerado este desmoronamento em concreto.
 
Aquela zona está já a ser intervencionada desde 2015 por parte do Governo dos Açores, tendo-se procedido à demolição de mais de duas dezenas de imóveis em risco, à retirada do passeio do lado norte e à construção de um muro, bem como à imposição de restrições ao trânsito naquela rua. O Governo dos Açores tem previsto para aquele local uma intervenção com 350 metros de extensão, enraizada no enrocamento do contra molhe sul do Porto de Pescas, protegendo toda a baía, prevendo-se também a realização de trabalhos na vertente e na crista da arriba. Para além da proteção da base da arriba, o projeto de execução, que estará concluído no próximo mês de julho, compreende também a impermeabilização dos terrenos desocupados na crista da arriba e a adequação do sistema de drenagem pluvial da zona, com o objetivo de mitigar a infiltração de águas pluviais na arriba, bem como a remoção cuidada de blocos instáveis e a proteção das camadas mais erodíveis do maciço com um sistema de pregagens e de betão projetado.
 


Fontes


Diário dos Açores
RTP

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas