Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos

Mundo ► Fenómenos Naturais

 
03-06-2016 19:00
Europa
Cheias no norte da Europa provocam mortos e avultados danos materiais

O norte da Europa está a ser afetado por inundações devido à chuva intensa que se tem feito sentir nos últimos dias. As situações mais graves ocorrem na Alemanha, Áustria, França e Bélgica, onde já morreram dez pessoas, cidades ficaram inundadas e sem energia elétrica, e as estradas cortadas. No entanto, o número de vítimas mortais pode subir por causa dos vários desaparecidos.
 
Em França, as fortes chuvas aumentaram o caudal dos rios Loire e Sena, tendo afetado várias regiões do país, causando vários estragos e graves perturbações na circulação, sobretudo automóvel. O Rio Sena já subiu mais de 6 metros em relação ao nível normal, encontrando-se agora ao nível das cheias de 1982. Em risco de inundação, o Museu do Louvre fechou na quinta-feira para se proceder à retirada das obras em reserva guardadas nos pisos subterrâneos para os níveis superiores do museu.
 
Devido à gravidade da situação, o Presidente François Hollande declarou estado de catástrofe natural. Uma vasta área de França, sobretudo na região de Paris, encontra-se me alerta vermelho, tendo sido necessário proceder à evacuação de várias cidades.
 
Na Alemanha, no estado da Baviera, as inundações já provocaram pelo menos 5 mortos e vários desaparecidos, incluindo um bombeiro. Os danos materiais são da ordem das dezenas de milhões de euros, tal o rasto de devastação provocado pela água e pela lama. Duas pontes caíram e há dezenas de casas em risco de colapso.
 


Fontes


Reuters
TVI24
Citylab

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas