Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos

Açores ► Ciência

Investigadores do CVARG a receber os diplomas do curso sobre tecnologias de perfuração geotérmica (Foto: Fátima Viveiros e César Andrade))
12-05-2016 10:20
São Miguel
Investigadores do CVARG concluíram formação sobre Geotermia em São Miguel

Os investigadores César Andrade e Fátima Viveiros do Centro de Vulcanologia e Avaliação de Riscos Geológicos da Universidade dos Açores (CVARG) concluíram a formação sobre geotermia levada a cabo na EDA Renováveis em São Miguel e organizada pela UNU-GTP (Universidade das Nações Unidas – Programa de Treino em Geotermia). A formação foi organizada em seis módulos de curta duração distribuídos ao longo de vários meses, tendo tido início em setembro de 2014 e sido concluídos em abril de 2016. Esta formação contou também com a presença de vários elementos de diferentes áreas de ação da empresa EDA Renováveis e foi financiada pelo programa EEA Grants – GAIa: Programme Geothermal Azores – Iceland, que tem como objetivo reduzir as disparidades económicas e sociais e reforçar as relações em 16 países da União Europeia.
 
Os investigadores tiveram oportunidade de receber formação em áreas relacionadas com a exploração geotérmica, desde cartografia e reconhecimento geológico, métodos de geofísica e geoquímica aplicados aos reservatórios geotérmicos, técnicas de engenharia de perfuração e caracterização de diferentes tipos de centrais geotérmicas. Os cursos foram todos lecionados por especialistas internacionais, na sua maioria islandeses, país onde a maioria dos recursos energéticos são provenientes da geotermia.
 
Os dois investigadores, que estudam essencialmente os fenómenos de desgaseificação em ambientes vulcânicos, referem sentir-se mais enriquecidos após esta formação que foi importante não só ao possibilitar aumentar o seu conhecimento de reservatórios geotérmicos, mas também ao possibilitar uma melhor compreensão dos processos que podem interferir com a desgaseificação em áreas vulcânicas. Os cursos contaram não só com uma componente teórica, mas também com aulas práticas, tendo inclusivamente sido efetuadas várias campanhas de amostragem quer de geoquímica, quer de geofísica no Vulcão do Fogo (São Miguel).
 
César Andrade e Fátima Viveiros referem ainda o excelente ambiente de camaradagem com que decorreram os cursos, tendo-se sentido completamente integrados e acolhidos pelos colegas da empresa EDA Renováveis. O CVARG agradece à EDA Renováveis a possibilidade que deu aos seus investigadores para integrarem esta formação que seguramente contribuiu para enriquecer os quadros superiores do arquipélago dos Açores.


Fontes


CVARG/CIVISA

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas