Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:



Mundo ► Outras

Planeta Terra (Imagem: Rede de Mediatecas de Angola)
22-04-2016 11:15
 
Dia Mundial da Terra

Hoje, dia 22 de abril, comemora-se o Dia Mundial da Terra. A data foi criada em 1970 pelo senador norte-americano Gaylord Nelson, ativista ambiental, que resolveu realizar um protesto contra a poluição da Terra, depois de verificar as consequências do desastre petrolífero de Santa Bárbara, na Califórnia, ocorrido em 1969. A data comemorativa tem por finalidade criar uma consciência comum aos problemas da contaminação, conservação da biodiversidade e outras preocupações ambientais para proteger a Terra.
 
Inspirado pelos protestos dos jovens norte-americanos contra a guerra, o senador desenvolveu esforços para conseguir colocar o tema da preservação da Terra na agenda política norte-americana. A população aderiu em força à manifestação e mais de 20 milhões de americanos manifestaram-se a favor da preservação da terra e do ambiente. A pressão social foi bem sucedida e os governos dos Estados Unidos criaram a Agência de Proteção Ambiental (Environmental Protection Agency) e uma série de leis destinadas à proteção do meio ambiente. Desde então, todos os anos, no dia 22 de abril, milhões de cidadãos em todo o mundo manifestam o seu compromisso na preservação do ambiente e da sustentabilidade da Terra.
 
O Dia Mundial da Terra conta já com mais de mil milhões de ações realizadas em prol do ambiente ao longo da história. Rapidamente se converteu num importante acontecimento educativo e informativo, em que investigadores e associações ambientalistas alertam para o perigo e consequências do aquecimento global da Terra, nomeadamente, o aumento da temperatura global da Terra, a destruição de ecossistemas e extinção de espécies animais, o esgotamento de recursos não renováveis, o aumento do nível dos oceanos, a escassez de água potável, e a ocorrência de maior número de catástrofes naturais, como tempestades, secas e ondas de calor.
 
Utiliza-se este dia também para insistir em soluções que permitam eliminar os efeitos negativos das atividades humanas. Estas soluções incluem a reciclagem de materiais manufaturados, preservação de recursos naturais como o petróleo e a energia, a proibição de utilizar produtos químicos danosos, o fim da destruição de habitats fundamentais como as florestas tropicais e a proteção de espécies ameaçadas. Por esta razão é o Dia da Terra.
 
Este dia não era reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) até 2009, quando a mesma reconheceu a importância da data.
 


Fontes


Wikipédia
Calendarr Portugal

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas