Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:



Mundo ► Fenómenos Naturais

Equipas de busca e salvamento em ação (Foto: ARIEL OCHOA / AFP - Getty Images)
19-04-2016 12:30
Equador
Sismo de magnitude 7,8 no Equador - número de vítimas mortais sobe para 410

O mais recente balanço relativo ao número de vítimas do sismo de magnitude 7,8 que afetou no passado dia 16 de abril, às 18:58 (hora local, 23:58 UTC), a região de Muisne, no Equador, indica pelo menos 410 mortos e mais de 2500 feridos, permanecendo ainda pessoas desaparecidas nos escombros.
 
O forte abalo provocou o colapso total de muitos edifícios e danos em pontes e autoestradas. Grande parte da região ficou também sem energia elétrica.
 
Ontem, dia 18, muitos residentes ainda procuravam sobreviventes e vítimas nos destroços, e o governo averiguava locais para abrigar os milhares de desalojados. Foi durante o dia de ontem que também chegou ajuda internacional.
 
De acordo com o United States Geological Survey (USGS), o sismo localizou-se a cerca de 27 km a SSE de Muisne, 52 km a W de Rosa Zarate e a 68 km a SSW de Propicia no Equador, a cerca de 19,2 km de profundidade. Continuam a registar-se réplicas, a maioria das quais com magnitude superior a 4,5.
 
Alguns geólogos afirmam que este evento foi 20 vezes mais forte do que o sismo que ocorreu no Japão na passada semana. O Equador situa-se no chamado Anel do Fogo do Pacífico, sendo frequente a atividade sísmica e vulcânica.


Fontes


The New York Times
NBC News
USGS

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas