Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos

Açores ► Ciência

Estação Meteorológica na Lagoa das Furnas
12-04-2016 11:20
Açores
CIVISA acompanhará a operacionalidade da rede hidrometeorológica dos Açores

​Até ao final do ano de 2016, todas as ilhas dos Açores estarão cobertas com estações hidrométricas, udométricas e meteorológicas automáticas com teletransmissão em tempo real. Até ao momento, a região já conta com 21 estações concluídas, aguardando a melhoria do tempo para montagem no terreno de mais estações. O arquipélago ficará assim dotado de 99 estações automáticas, que permitirão um conhecimento detalhado e atempado do ciclo hidrológico, essencial para a defesa de pessoas e bens face a eventuais fenómenos extremos de ocorrência de cheias.
 
Numa parceria entre a Direção Regional do Ambiente e o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA), será feito o acompanhamento e avaliação das condições de aquisição, transmissão, receção e armazenamento de dados, 24 sobre 24 horas.

Os dados gerados por esta rede constituem informação de base para o CIVISA, que depois de tratada e modelada é utilizada para emissão e difusão de alertas em caso de perigo de movimentos de vertentes, associados a episódios de precipitação, envolvendo também os serviços de Proteção Civil. 

Esta rede irá dispor à região, em tempo real, dados sobre a temperatura, precipitação, humidade, velocidade e direção do vento, radiação solar, insolação e evaporação, permitindo a qualquer cidadão o acesso à informação atualizada para fins pessoais, profissionais e científicos, contribuindo assim para uma gestão participada da cidadania.

O Projeto da Rede Hidrometeorológica dos Açores venceu a sexta edição do prémio Green Project Awards Portugal, na categoria Information Technology, cujo desenvolvimento envolveu a empresa Global EDA. 
Ontem, dia 11 de abril, o Presidente do Governo, Vasco Cordeiro foi conhecer os trabalhos de instalação da estação meteorológica da Fonte do Trevo na ilha do Corvo.

Depois da primeira fase do projeto que abrangeu as ilhas de São Miguel, Santa Maria e parcialmente o Pico, em junho de 2015 assinalou-se o inicio da segunda fase com a consignação do contrato para a execução de 40 novas estações hidrometeorológicas nas ilhas do Pico, Faial, Terceira, São Jorge, Graciosa, Flores e Corvo, num investimento superior a um milhão de euros.


Fontes


Jornal Açores 9
Rádio 105 FM

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas