Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:



Mundo ► Fenómenos Naturais

Vulcão Canlaon (Foto: AFP)
30-03-2016 10:55
Filipinas
Vulcão Canlaon nas Filipinas entra em erupção

​O vulcão Canlaon, com cerca de 2435 metros de altura, localizado na Ilha de Negros nas Filipinas, entrou em erupção ontem, dia 29, emitindo uma coluna de cinzas a mais de 1500 metros de altura.
 
A erupção que durou aproximadamente 12 minutos levou a que o vulcão fosse elevado para o nível de alerta 1, restringindo assim a entrada ao público na Zona de Perigo Permanente (PDZ), num raio de 4 km, devido à possibilidade ocorrer novas erupções súbitas. Foi observado a queda de cinzas nas localidades de Sitio Guintubdan, Barangay Ara-al, cidade de La Carlota e Negros Ocidental.

Nas últimas 24 horas foram registados 3 sismos de origem vulcânica, no entanto não foi observada qualquer atividade com emissão de vapor nos períodos em que a cratera se encontrava descoberta. As medições de deformação crustal realizadas a partir de dados contínuos de GPS de 14 de março de 2016 indicam uma tendência inflacionária desde dezembro de 2015.

Segundo o primeiro boletim informativo, divulgado pelo Philippine Institute of Vulcanology and Seismology (PHIVOLCS), a aviação civil deve evitar voar perto da cratera do vulcão.
O vulcão Canlaon é um dos vulcões mais ativos das Filipinas e o mais ativo da região central das Filipinas, pertence ao Parque Nacional de Canlaon e constitui o pico mais alto da Ilha de Negros.

As Filipinas localizam-se no designado Anel do Fogo do Pacífico, sendo frequente a atividade sísmica e vulcânica.


Fontes


PHIVOLCS
RSOE EDIS
Volcano Discovery

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas


domingo, 27 de Dezembro de 2015
De acordo com o ultimo boletim informativo emitido pelo Instituto de Vulcanologia e Sismologia das Filipinas (Phivolcs), cerca de três sismos de origem vulcânica foram registados pela estação do vulcão Canlaon, no dia 25 de dezembro. Foi detetada ainda uma erupção da cratera do vulcão que se encontra ativa, no dia deste mês, enquanto um sismo com intensidade II foi sentido na região de Sitio Guintubdan, Ara-al, La Carlota, Sit...