Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos

Mundo ► Fenómenos Naturais

Erupção do Pavlof a 28 de março (Foto: Almandmoss, Nahshon/Alaska Coast Guard/ AVO)
29-03-2016 12:35
Alaska
Vulcão Pavlof entra em erupção no Alasca

​De acordo com o Alaska Volcano Observatory (AVO) do United States Geological Survey (USGS), o vulcão Pavlof localizado no Alasca, entrou em erupção domingo, dia 28. A erupção explosiva, com uma fonte de lava, produziu uma nuvem de cinzas que atingiu uma altitude superior a 6 km, aumentando o nível de alerta da aviação para vermelho, e o nível do vulcão para alerta.
 
A atividade no vulcão manteve-se constante e atingiu o seu pico nas 24 horas seguintes, quando a nuvem eruptiva estendeu-se a mais de 700 km para norte, a uma altitude máxima de aproximadamente 9 km.

A fonte de lava foi observada durante a noite por marinheiros, pilotos e por residentes de Cold Bay, localidade situada a 60 km a sudoeste do vulcão.

O rápido degelo causado pela erupção, originou ainda lahars, que ao descer nos flancos do vulcão, pode representar um perigo nos vales dos rios locais.

A sismicidade começou a aumentar a partir dos níveis normais de referência pelas 23:53 horas UTC, iniciando de forma rápida um tremor contínuo, que permanece em níveis elevados.  Neste momento, dia 29, a atividade continua com menor intensidade e o alerta para a aviação diminuiu para laranja.

Com mais de 40 erupções históricas, Pavlof é um dos vulcões mais ativos no arco vulcânico das ilhas Aleutas, caracterizado geralmente por atividade estromboliana, com fontes de lava que podem ser contínuas no tempo por vários meses.


Fontes


RSOE EDIS
Volcano Discovery
AVO

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas


segunda-feira, 17 de Novembro de 2014
No passado dia 12 de Novembro, o Vulcão Pavlof, localizado no Alasca, entrou em erupção. A actividade eruptiva iniciou-se com a emissão de cinzas até cerca de 3 km de altitude e produção de fontes de lava numa cratera situada imediatamente a norte da cratera principal. A actividade vulcânica foi acompanhada por um incremento da sismicidade.   No dia 15, a actividade explosiva intensificou-se e as cinzas atingiram aproximadamen...