Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:



Mundo ► Ciência

Planalto do Decão, Índia (Foto: https://www.marum.de/en/Lelia_Matos_4.html)
11-03-2016 18:00
 
Novo estudo aponta o vulcanismo como responsável pela extinção dos dinossauros

​Segundo um estudo dirigido pelo francês Eric Font, geólogo do Instituto Dom Luiz na Universidade de Lisboa, a extinção dos dinossauros pode ter sido causada por um supervulcão, localizado no planalto do Decão (Índia).

Sendo o vulcanismo em larga escala uma das possíveis causas da extinção em massa na Terra, e embora esta relação continue duvidosa uma vez que não se consegue estabelecer uma relação direta entre os fenómenos de vulcanismo e as extinções, agora há uma nova teoria que sustenta esta hipótese.

As emissões de gases com efeito de estufa e aerossóis ácidos resultantes das lavas do Decão terão tido um grande impacto no clima e biosfera do final do Cretácico. No entanto, o mercúrio, e por ter um tempo de residência muito elevado na atmosfera e consequente dispersão por todo o globo, também terá contribuído significativamente para esta extinção em massa. 

O geólogo francês e a restante equipa, detetaram altas concentrações de mercúrio em sedimentos marinhos, associados ao intervalo temporal que coincide com a extinção dos dinossauros e anteriores aos registos sedimentares de irídio, metal raro na crosta terrestre e abundante em meteoritos e asteroides. Segundo os cientistas do Instituto Dom Luiz, foi o mercúrio expelido por um gigantesco vulcão que envenenou 70 a 80 por cento dos seres vivos existentes há 66 milhões de anos. A fonte mais importante de mercúrio na Terra era proveniente das erupções magmáticas. 

Nesse período, e segundo os cientistas, ocorreram as erupções vulcânicas mais intensas no planalto do Decão, vulcão com o dobro do tamanho da atual França e que esteve em atividade durante milhares de anos, resultante em 80% da “montanha” rochosa hoje visível. 

A presença de concentrações anómalas de mercúrio foi detetada em rochas sedimentares na costa de Bidart em França, local de referência geológica para o estudo da transição do período Cretácico para o Terciário, o que contribui para a hipótese de que a erupção no planalto do Decão teve um impacto à escala global.

De futuro, a equipa de especialistas pretende avaliar a presença de mercúrio noutros locais do mundo com sedimentos da mesma época geológica, de modo a perceber quão global foi o impacto das erupções vulcânicas do planalto do Decão, e o desaparecimento de espécies.


Fontes


Observador

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas