Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:



Mundo ► Fenómenos Naturais

Cratera do Nyiragongo com a formação da nova boca eruptiva (Foto: GVO)
09-03-2016 11:00
República Democrática do Congo
Formação de nova boca eruptiva no vulcão Nyiragongo

​Nos últimos dias tem-se vindo a registar alguns eventos invulgares e alarmantes no vulcão Nyiragongo, localizado na República Democrática do Congo.


Foi detetada a formação de uma nova boca eruptiva no extremo NE da cratera que se encontra a menor altitude, contígua ao lago de lava que se encontra ativo desde 2002.


De acordo com um relatório preliminar do Observatório Vulcânico de Goma (GVO), a nova abertura está a formar um segundo lago de lava. Desde o final de fevereiro que a atividade no vulcão tem-se manifestado mais intensa do que o habitual.


A partir do dia 29 daquele mês, os habitantes locais começaram a ouvir rumores frequentes provenientes do vulcão a quase cada minuto, provavelmente associados à abertura do novo filão e à queda de rochas no interior da cratera.


De acordo com os comunicados do GVO, a nova boca eruptiva situa-se numa zona de fratura com orientação E-W, que liga a cratera do topo do vulcão Nyiragongo com o proeminente cone Baruta situado no flanco a NE do edifício vulcânico principal, perto da aldeia de Kibumba. Esta zona de vulcanismo fissural, juntamente com a zona de rift que se estende em direção à cidade de Goma, é uma das zonas mais propícias à ocorrência de erupções de flanco. Embora geralmente este tipo de eventos ocorra com algumas décadas de intervalo, são muito perigosos, pois consistem em roturas laterais nos flancos do vulcão, permitindo que grandes volumes de lava escoem rapidamente pelos flancos abaixo.


Os resultados das últimas duas erupções em 1977 e em 2002 foram devastadores, destruindo dezenas de aldeias, uma grande parte da cidade de Goma e tirando a vida a mais de 1000 pessoas.


Não é certo que o desenvolvimento destes sinais percursores desencadeie uma nova erupção nos flancos do Nyiragongo, no entanto os acontecimentos dos últimos dias mostram um incremento de atividade naquela zona de vulcanismo fissural.



Fontes


Volcano Discovery

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas


terça-feira, 8 de Novembro de 2011
O Vulcão Nyamulagira, também conhecido por Nyamuragia, situado no Congo tem nos últimos dias mostrado sinais de actividade eruptiva. As suas escoadas lávicas deslocam-se de forma lenta e para uma zona não habitada, não representando grande perigo para as pessoas e animais que possam estar nas áreas circundantes.