Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:



Mundo ► Fenómenos Naturais

Cheias na zona de Águeda Adriano Miranda (Foto: Público)
15-02-2016 15:00
Portugal
Portugal continental regressa à normalidade após fim de semana com mau tempo

Segundo fonte da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), Portugal continental está a regressar à normalidade após um fim de semana em que o mau tempo atingiu sobretudo as regiões Norte e Centro do país.
 
Na sequência de um forte nevão que se fez sentir no domingo na região da Serra da Estrela, as estradas de acesso continuam encerradas.
 
Ainda continuam interrompidas algumas estradas em Coimbra, devido às inundações, bem como a linha ferroviária do norte, entre Alfarelos e Taveiros e entre Aveiro e Eirol. A informação consta num comunicado da Infraestruturas de Portugal, em que descreve o ponto de situação da circulação rodoviária e ferroviária na rede nacional, devido ao mau tempo que se fez sentir. A circulação entre Santa Comba Dão e Carregal do Sal, manteve-se de igual modo interrompida devido à falta de energia elétrica.
 
De acordo com o Centro Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Viana do Castelo, quatro habitações foram atingidas, na noite de domingo, por uma enxurrada em Ponte de Lima, pelo que as famílias, com um total de 12 elementos, foram realojadas em casa de familiares.
 
Um fenómeno com as mesmas características, que ocorreu no sábado junto ao Rio Vouga, em Albergaria-a-Velha, arrastou um ciclista, causando assim a sua morte.
 
Na região de Setúbal, os bombeiros de várias corporações registaram um total de 66 ocorrências relacionadas com as condições meteorológicas, nomeadamente quedas de árvores, estradas bloqueadas, quedas de andaimes de construção civil e parabólicas e inundações.
 
Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria e Lisboa estão sob aviso laranja relativamente à agitação marítima até às 17h59 UTC, passando posteriormente a aviso amarelo.


Fontes


Jornal de Notícias
Diário de Notícias
Público
IPMA

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas