Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:



Mundo ► Fenómenos Naturais

Vale Wattental (Foto: Sapo24)
08-02-2016 10:40
Áustria
Avalanche causa cinco mortos nos Alpes Austríacos

​Um grupo de 17 pessoas de nacionalidade Checa ficou soterrado, no passado sábado, quando uma avalanche com cerca de 2 km de largura, atingiu o vale Wattental, na região de Wattener Lizum, a cerca de 40 km a sudeste de Innsbruck, na parte ocidental da Áustria.
 
Cinco esquiadores morreram e duas pessoas ficaram feridas, enquanto as restantes 10 sobreviveram ilesas à avalanche com aproximadamente 5 metros de altura.

Os esquiadores faziam parte de uma excursão e, segundo a polícia, haviam sido alertados repetidamente por moradores para o perigo de ocorrência de avalanches, uma vez que a região encontrava-se em alerta elevado (3 em 5) para a possibilidade da ocorrência deste tipo de fenómeno.

Devido às condições meteorológicas, ocorreram no mesmo dia, e na mesma região, uma série de outras avalanches menores, após um período de queda de neve, degelo e diminuição da temperatura. 

Várias avalanches mortais ocorreram durante toda a época de desportos de inverno, tirando a vida, mais recentemente a 16 soldados da Legião Estrangeira Francesa, na estância de Valfrejus a 18 de janeiro. 

Quatro dias antes, dois estudantes adolescentes franceses e um turista ucraniano também perderam a vida quando se encontravam numa pista de esqui fechada no Resort Deux-Alpes. 

Em setembro, sete pessoas morreram na sequência de uma avalanche no Maciço des Ecrins, atingindo três grupos de montanhistas na montanha com cerca de 3 950 metros de altura.


Fontes


The Guardian
Diário de Notícias
SWI (swissinfo.ch)
Sapo24

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas