Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos

Açores ► Fenómenos Naturais

Cheias na Ribeira Grande (Imagem: Cândida Batista in Açoriano Oriental)
26-12-2015 10:50
São Miguel
Mau tempo em São Miguel provoca estragos no concelho da Ribeira Grande

A chuva intensa que caiu ontem, dia 25 de dezembro, no concelho da Ribeira Grande, ilha de São Miguel (Açores), provocou uma enxurrada na Rua do Biscoito, freguesia de Santa Bárbara, que arrastou cerca de 20 carros.
 
Segundo o presidente da Câmara Municipal, Alexandre Gaudêncio, o incidente ocorreu cerca das 17:00 locais, devido a várias agravantes. Por um lado, o solo já não consegue absorver água, dada a pluviosidade intensa que se tem registado nas últimas semanas, por outro lado, estavam muitos carros estacionados naquela rua que é muito inclinada por ser dia de Natal. O autarca informa ainda que os danos foram apenas materiais e que o Serviço Municipal de Proteção Civil, com o apoio de equipamento do Governo Regional, procedeu de imediato à limpeza da via. Registou-se ainda um pequeno movimento de vertente na freguesia da Ribeirinha. Entretanto a Secretaria Regional dos Transportes e Turismo (SRTT) interditou a circulação automóvel na estrada das Caldeiras e na estrada 7, 2ª na zona do Chão do Rego de Água, na freguesia de Santa Bárbara, concelho da Ribeira Grande, devido ao mau tempo.
 
De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o grupo oriental esteve em alerta amarelo devido à previsão de chuva até às 07:00 de sábado (hora UTC). O aviso amarelo é o segundo menos grave de uma escala de quatro e representa uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.


Fontes


Açoriano Oriental
IPMA

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas