Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:



Mundo ► Fenómenos Naturais

Foto: AP (BBC)
26-12-2015 15:15
Paraguai
Mais de 150 mil evacuados no Paraguai, Argentina, Brasil e Uruguai devido a cheias

Mais de 70 mil pessoas foram evacuadas das suas habitações no Paraguai, devido às cheias causadas por chuvas torrenciais.

De acordo com as autoridades, o rio Paraguai, que banha quatro países, subiu cerca de 7,2 metros na passada quarta-feira, após semanas de chuva intensa.

Segundo a Secretaria Nacional de Emergência do Paraguai, cerca de 72 mil pessoas foram forçadas a sair das suas casas na capital do país, no entanto prevê-se que mais localidades possam vir a ser afetadas devido à subida do nível das águas dos rios, colocando em risco as áreas que se situam nas zonas mais baixas, sendo o caso de algumas favelas. A maioria está alojada em acampamentos provisórios em terrenos mais altos.

O Congresso emitiu, na semana passada, um estado de emergência, e autorizou o governo a despender quatro milhões para ajudar as famílias atingidas pelas cheias.

No total, mais de 150 mil pessoas no Paraguai, na Argentina, no Uruguai e no Brasil foram evacuadas devido às cheias. No Paraguai 200 postos de eletricidade ficaram destruídos devido ao vento forte e quatro pessoas morreram na sequência da queda de árvores. Já na Argentina pelo menos duas pessoas já morreram nas cheias que afetaram maioritariamente as províncias de Entre Rios, Corrientes e Chaco.

É esperado bom tempo para os próximos dias nas regiões do Brasil e Uruguai, no entanto no Paraguai e na Argentina prevê-se que o nível das águas continuem a subir.
​​


Fontes


BBC
RSOE EDIS

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas