Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos

Açores ► Fenómenos Naturais

 
14-12-2015 23:00
São Miguel
Mau tempo nos Açores - atualização

O Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA) baixou para amarelo os avisos de mau tempo nos grupos central e oriental do arquipélago dos Açores. Assim, o grupo oriental está em aviso amarelo entre as 20h00 de hoje, dia 14, e as 3h00 de terça-feira, dia 15, para a agitação marítima e das 20h00 às 00h00 para o vento. O grupo central está em alerta amarelo devido ao vento das 20h00 às 00h00. Prevê-se uma melhoria gradual do estado do tempo nas ilhas dos grupos oriental e central, sendo que na terça-feira, dia 15, ainda se vai registar algum vento, especialmente durante a manhã, com rajadas que poderão chegar aos 100 km/h. O tempo vai melhorar na quarta-feira, dia 16, mas o IPMA admite que possa piorar nas ilhas das Flores e do Corvo (grupo ocidental), muito embora não sendo uma situação igual à registada hoje.

O mau tempo provocou uma vítima mortal, um senhor de 51 anos que se encontrava a efetuar trabalhos de limpeza da via e na proteção das casas na frente marítima da freguesia de São Roque quando foi colhido por uma onda e sofreu fraturas graves, tendo sido transportado para o  Hospital de Ponta Delgada onde acabaria por falecer. O temporal desta tarde, com forte vento e ondulação de 10 metros, causou vários estragos e inundações na Avenida do Mar e becos transversais, em São Roque, e assustou bastante a população, apesar da segurança originada pelo quebra-mar da nova avenida.

A forte agitação marítima danificou ainda o molhe do porto de Ponta Delgada na sua extremidade leste, junto ao farol que também está inoperacional. Desde o meio-dia que o Porto de Ponta Delgada esteve sob forte ondulação que por várias vezes galgou o molhe. Apesar das medidas de proteção que foram tomadas devido ao alerta vermelho da Proteção Civil, a ondulação e o vento muito forte acabaram por provocar também pequenos danos nas embarcações que se encontravam resguardadas no interior do porto.

Relativamente ao tráfego aéreo, mais de 1600 passageiros foram afetados com o cancelamento de 36 voos da transportadora aérea SATA devido ao mau tempo no arquipélago dos Açores, disse o porta-voz da companhia. Segundo Luís Filipe Cabral, a SATA Internacional, que assegura as ligações para o exterior do arquipélago, cancelou oito voos com 635 passageiros, a SATA Air Açores, que garante as ligações entre as nove ilhas, suspendeu 28 voos que afetaram 981 passageiros.

Segundo o IPMA, em São Miguel registou-se uma rajada máxima de 140 km/h na estação do Aeroporto pelas 15h00. A rajada máxima registada no arquipélago foi de 141 km/h na Graciosa pelas 16h00. Na Horta a rajada máxima registada foi de 133 km/h  no Observatório pelas 14 horas e em Angra do Heroísmo foi de 119 km/h pelas 17 horas.


Fontes


IPMA
Açoriano Oriental
RTP Açores

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas