Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos

Mundo ► Fenómenos Naturais

Foto: BBC
09-12-2015 18:25
República Democrática do Congo
Chuvas torrenciais já mataram pelo menos 31 pessoas na República Democrática do Congo

​Chuvas torrenciais e consequentes cheias deixaram, em menos de três semanas, aproximadamente 20 mil desalojados e 31 mortos na capital da República Democrática do Congo, Kinshasa.

De acordo com o Ministro do Interior de Kinshasa, Emmanuel Akweti, desde o dia 19 de novembro foram contabilizados 31 mortos devido ao colapso de habitações, resultantes das chuvas torrenciais que atingiram a cidade com cerca de 10 milhões de pessoas.

A maioria dos incidentes ocorreu em zonas pobres dos distritos do sul e leste da cidade, nomeadamente ao longo das margens do rio Congo.

Segundo Alex Deakin, meteorologista da BBC, imagens de satélite daquela zona mostram ter chovido na passada semana, aproximadamente o que se esperava para um mês. A estação chuvosa de Kinshasa normalmente ocorre de outubro a maio, mas este ano só começou em meados de novembro, com um terço da precipitação média anual, ou seja, 450 mm em menos de três semanas. A chuva excessiva na capital está, provavelmente, relacionada com o El Niño. Este fenómeno está a provocar secas no sul de África e precipitação abundante na África central. 

É esperado que a situação chuvosa se mantenha até ao final do mês de dezembro, pelo que Akweti pede às pessoas que se situem em zonas inundadas ou próximas para evacuarem.


Fontes


BBC
business-standard.com
en-maktoob.news.yahoo.com

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas