Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:



Mundo ► Fenómenos Naturais

Imagem: USGS
07-12-2015 12:00
Tajiquistão
Sismo de magnitude 7.2 abala Tajiquistão

​Um sismo de magnitude 7.2 atingiu hoje, dia 7 de dezembro, o Tajiquistão, localizado na Ásia central. De acordo com o United States Geological Survey (USGS), o sismo ocorreu às 12:50 hora local (07:50 UTC) e localizou-se na região de Hindukush a cerca de 105 km a oeste de Murghob e a uma profundidade de aproximadamente 26 km. Até ao momento já se registaram cerca de cinco réplicas, todas com magnitude superior a 4.6. 

O tremor que se situou numa área pouco povoada, fez abanar edifícios nas localidades do Afeganistão, Paquistão e Índia. Apesar das pessoas terem saído a correr dos edifícios, o sismo foi descrito por elas como moderado a forte. 

De acordo com um porta-voz do Comité de Emergências do Tajiquistão, até ao momento não há informação sobre quaisquer danos ou vítimas resultantes do sismo.

Ainda segundo o USGS, o sismo foi originado numa falha de desligamento em plena placa litosférica Eurasiática. O mecanismo focal resultante indica que a rotura deu-se ou numa falha de direção NW-SE com movimentação em desligamento direito, ou numa falha com orientação NE-SW com cinemática em desligamento esquerdo. À latitude do evento, a placa Indiana desloca-se para norte relativamente à placa Eurasiática a uma velocidade da ordem dos 38 mm/ano. 


Fontes


USGS
ibtimes.co.in
nbcnews.com

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas