Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:



Mundo ► Fenómenos Naturais

Imagem: USGS
21-10-2015 11:15
Vanuatu
Sismo de magnitude 7.1 abala Vanuatu

Um sismo de magnitude 7.1 atingiu, hoje dia 21, o arquipélago de Vanuatu, localizado a nordeste da Austrália. O sismo ocorreu às 8:52 hora local desta quarta-feira (21:52 UTC do dia 20 de outubro), com epicentro a cerca de 36 km a nordeste de Port-Orly e 333 km a norte da capital Port-Vila, a uma profundidade de 117 km. 

Segundo o Director do Gabinete de Gestão de Desastres Nacional (National Disaster Management Office), Shadrack Welegtabit, até ao momento não há relatos de feridos ou danos, no entanto ainda aguardam informação de outras ilhas próximas do epicentro. O testemunho do proprietário de um hotel afirma que o tremor durou apenas alguns segundos e que os estragos limitam-se a algumas loiças partidas. 

De acordo com o Pacific Tsunami Warning Center, devido à sua profundidade, o sismo que foi sentido com intensidade máxima de VI, não tem potencial para gerar um tsunami. 

Vanuatu situa-se no chamado Anel do Fogo do Pacífico, uma zona de sismicidade ativa que abrange parte do litoral da bacia do Pacífico. No início deste ano, o ciclone de categoria 5 Pam atingiu a região, causando destruição na capital e nas aldeias vizinhas.


Fontes


RSOE EDIS
USGS
EMSC
PTWC
Nzherald.com.nz

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas