Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:



Mundo ► Fenómenos Naturais

Imagem: NOAA/NHC
01-09-2015 11:30
Cabo Verde
Furacão Fred passa a tempestade tropical e afasta-se de Cabo Verde

O furacão Fred diminuiu de intensidade durante a madrugada, passando à categoria de tempestade tropical. O fenómeno meteorológico prossegue a trajetória que o afastará do arquipélago de Cabo Verde, diminuindo progressivamente de intensidade.
 
De acordo com o último boletim emitido pelo National Hurricane Center (NHC), às 09:00 UTC de hoje, 1 de Setembro, o centro da tempestade estava já a cerca de 315 km a noroeste do arquipélago de Cabo Verde, com ventos máximos de 100 km/h e movendo-se à velocidade de 19 km/h. No entanto, o NHC mantém, contudo, o alerta de tempestade para as ilhas de São Nicolau, Santa Luzia, São Vicente e Santo Antão.
 
Ontem, o então furacão Fred atravessou as ilhas, com maior impacto em Sal e Boa Vista, onde houve registo de cortes de energia em algumas partes das ilhas, comunicações móveis condicionadas, telhados arrancados, árvores tombadas e ruas inundadas. Os aeroportos locais foram encerrados. Mais a norte, a noite foi relativamente calma, com registos pontuais de inundações em algumas habitações localizadas em zonas baixas.
 
De um modo geral, os efeitos da passagem do furacão foram menores relativamente aos que se esperavam.


Fontes


Expresso das Ilhas
A Semana

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas