Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos

Mundo ► Fenómenos Naturais

Percurso previsto para o Furacão Fred (Imagem: NOAA - National Hurricane Center)
31-08-2015 12:15
Cabo Verde
Furacão Fred atinge a ilha da Boa Vista, Cabo Verde

​A tempestade Fred continua a progredir e a intensificar-se à medida que cruza o arquipélago de Cabo Verde, tendo passado a furacão de categoria 1 por volta das 06:00 UTC de hoje. O centro do furacão esteve a cerca de 55 km da Boa Vista, tendo causado alguns danos nesta ilha. As últimas atualizações dão conta de que até ao momento uma parte considerável da ilha está sem energia elétrica, e verificou-se a queda de uma antena da Unitel T+, estando as comunicações através desta operadora fortemente condicionadas, informações disponibilizadas pelo vereador de Proteção Civil da autarquia local. Há ainda registo do vento ter derrubado algumas árvores, bem como levantado e destruído os telhados de uma habitação e de uma residencial, e de ter derrubado a parede de outra casa. O aeroporto da ilha foi encerrado.

 

O furacão Fred afasta-se agora da Boa Vista, estando o centro do furacão a 65 km da ilha. De acordo com a mais recente actualização do National Hurricane Center (NHC), o furacão aproxima-se agora da ilha de São Nicolau, estando a 100 km da Ribeira Brava, deslocando-se para noroeste à velocidade de 19km/h. Os ventos máximos atingem cerca 130 km/h. O NHC espera que o furacão passe perto das ilhas mais a norte do país (São Nicolau, São Vicente e Santo Antão) lá mais para o final do dia. I INMG prevê que as ilhas de Santo Antão e São Vicente sejam atingidas por ventos fortes e chuvas torrenciais, e que se registe um aumento considerável da agitação marítima, com ondas acima dos 4 metros e picos de 6 a 7 metros.

 

Hoje de manhã a Agência Marítima Portuária interditou, a nível nacional, a saída de qualquer embarcação para o mar. Entretanto, a ASA - Aerportos e Segurança Aérea de Cabo Verde - decidiu encerrar o Aeroporto Interncional Cesária Évora, em São Vicente, pelo menos até amanhã, divulgou o diretor do mesmo. A Transportadora Aérea Cabo-verdiana (TACV) informou que, por razões de segurança, mantém os voos domésticos suspensos.

 

O Serviço Nacional de Protecção Civil de Cabo Verde encontra-se em alerta máximo e pede à população que siga as recomendações emitidas.



Fontes


Expresso da Ilhas
National Hurricane Center

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas