Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:



Mundo ► Fenómenos Naturais

Seca na Califórnia (foto de Márcio José Sanchez/AP)
24-08-2015 16:00
Mundo
Fenómeno El Niño de 2015 poderá bater recordes

​O fenómeno El Niño é caracterizado pelo aquecimento da zona este do Oceano Pacífico, situação que durante o fenómeno abranda os ventos que normalmente empurram águas quentes do Pacífico em direção à Austrália e Indonésia, podendo mesmo inverter as correntes e assim as águas mais quentes são levadas para a América do Sul. Este fenómeno, que se repete em média entre 2 a 7 anos, altera os padrões climáticos mundiais, sendo no entanto mais pronunciado nas zonas do Pacífico, gerando tempestades na costa oeste dos Estado Unidos e fortes chuvas na América do Sul. Simultaneamente, provoca tempo muito seco na Austrália e sul da Ásia, sendo que quanto mais pronunciado este fenómeno, ou seja, quanto maior a temperatura no Pacífico este, mais pronunciados são estes efeitos.


O El Niño de 1997/1998 foi considerado o mais forte do século XX, atingindo 2.3 na escala do Índice Oceânico do El Niño (Oceanic Niño Index). No entanto, a maior parte das previsões aponta que o fenómeno que decorre este ano ultrapasse 2.0 na escala, podendo mesmo ultrapassar 3.0, e que o fenómeno se prolongue durante o Inverno ou até mesmo a Primavera de 2016. Desta forma, é provável que o fenómeno contribua para uma época de tornados acima do normal na baía central e oriental do Pacífico e para uma época de furacões abaixo do normal no Atlântico.


Continua a discussão se o fenómeno é agravado pelas alterações climáticas, pois apesar de as zonas que já estão a sofrer as consequências das alterações climáticas serem as mais afetadas habitualmente, não existe evidência científica que possa provar essa relação.



Fontes


CPC NOAA
Observador
Visão

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas