Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:



Mundo ► Fenómenos Naturais

Vulcão Cotopaxi no Equador (Foto in Wikipédia)
16-08-2015 02:20
Equador
Registada atividade no vulcão Cotopaxi no Equador

Foram registadas ao início de sexta-feira duas pequenas explosões freáticas no vulcão Cotopaxi, o maior vulcão do país.


Segundo o Instituto Geofísico do Equador as explosões geraram uma pluma de cinzas que atingiu uma altura de 5 Km e que cobriu estradas, carros e casas com uma fina camada de cinzas. O mesmo instituto salienta que apesar destas explosões e de o vulcão apresentar sinais de atividade desde abril o mesmo não se encontra em erupção. No entanto, este sábado o presidente do país decretou o estado de emergência, tendo o mesmo afirmado que optou por esta decisão de forma a poder mobilizar recursos e a salvaguardar pessoas e bens.

 

Desta forma, cerca de 400 pessoas já foram voluntariamente colocadas em abrigos temporários em adição às medidas já tomadas na sexta-feira em que as autoridades locais restringiram o acesso aos parques situados à volta do vulcão e foi ainda recomendada aos alpinistas atenção especial na área da cratera devido a possíveis explosões ou emanações de vapor e gases.

 

Cotopaxi é considerado um dos vulcões mais perigosos devido à presença de uma cobertura glaciar sob o mesmo o que potencia a formação de lahars e devido à proximidade de uma zona de elevada densidade populacional.



Fontes


Reuters
Yahoo News
NBC News
USA Today

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas