Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos

Mundo ► Ciência

Zona de subducção de Cascadia, em que a placa de Juan de Fuca desliza sob a placa Norte Americana (Imagem: Kathleen Cantner, AGI in EARTH - The Science behind the headlines)
02-08-2015 05:50
Estados Unidos da América
Falha de Cascadia nos EUA pode gerar sismos de magnitude superior a 9

Um artigo publicado recentemente na revista The New Yorker refere que a falha submarina de Cascadia pode gerar num futuro próximo um terramoto maior do que o que teve origem na tão conhecida e temida falha de San Andreas em 1906 e que devastou a cidade de São Francisco.
 
A falha de Cascadia localiza-se a norte da falha de San Andreas, em frente à costa noroeste dos Estados Unidos da América, estendendo-se desde a província canadiana da Columbia Britânica até ao norte da Califórnia ao longo de mais de 1100 km. Está relacionada com a zona de subducção entre as placas litosféricas de Juan de Fuca e da América do Norte.
 
Até meados da década de 1980, os cientistas não tinham total consciência do perigo que esta representava. Hoje sabe-se que esta falha submarina é capaz de provocar sismos de magnitude acima dos nove graus, que podem gerar tsunamis semelhantes ao que arrasou a costa norte do Japão em 2011.
 
No artigo publicado vários investigadores informam que esperam que a rotura da falha de Cascadia, nas próximas décadas, provoque nos estados de Washington e Oregão o que poderá ser a maior catástrofe natural da história dos Estados Unidos da América. 


Fontes


The New Yorker
Diário Digital

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas