Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos

Açores ► Ciência

Icelandic Meteorological Office (Islândia)
25-03-2015 01:00
Reykjavik, Islândia
Investigadora do CVARG desloca-se à Islândia no âmbito de uma bolsa Memovolc

A investigadora Rita Silva, do Centro de Vulcanologia e Avaliação de Riscos Geológicos (CVARG), deslocou-se recentemente a Reykjavik (Islândia), entre os dias 18 de Fevereiro e 4 de Março, no âmbito de uma bolsa atribuída pela European Science Foundation (ESF), inserida na rede europeia Memovolc (Measuring and Modelling of Volcano Eruption Dynamics), tendo a investigadora sido recebida no Icelandic Meteorological Office (IMO) pela Dra. Kristín Vogfjord.

 

Durante a visita foi possível conhecer as diferentes redes de monitorização operadas pelo IMO, nomeadamente a rede de monitorização sísmica, assim como as metodologias de processamento e análise de dados. A troca de experiências favorecida por esta visita permitiu comparar estratégias de monitorização utilizadas pelos dois observatórios, incluindo procedimentos para instalação de estações sísmicas, sistemas de aquisição e transmissão de dados, bem como metodologias para detecção e localização automática de eventos sísmicos.
 
A investigadora foi convidada a participar no Conselho Científico Consultivo da Protecção Civil islandesa, relativo à actividade vulcânica no sistema Bardarbunga, na sede da Protecção Civil. A reunião teve a participação de cientistas do IMO e do Instituto de Ciências da Terra (Institute of Earth Sciences) da Universidade da Islândia, representantes da Protecção Civil local e da Agência Ambiental Islandesa. Foi uma oportunidade única para observar de perto como as diferentes entidades actuaram numa situação de crise e como seguiram a evolução da erupção, que entretanto foi dada como terminada a 28 de Fevereiro.


Fontes


CVARG/CIVISA

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas