Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos

Açores ► Ciência

Foto: Freysteinn Sigmundsson
30-01-2015 18:30
S. Miguel
Palestra sobre a erupção de 2014/2015 no sistema vulcânico Bardarbunga, Islândia

​Na próxima segunda-feira, dia 2 de Fevereiro, pelas 12h00, no Anfiteatro I do edifício do Complexo Científico do pólo de Ponta Delgada da Universidade dos Açores, irá ser proferida uma palestra com o tema “Erupção em curso e episódio de rifting no sistema vulcânico Bardarbunga, Islândia: lento colapso de caldeira (>60 m), dique lateral (50 km) e a maior escoada lávica desde 1784” (Ongoing eruption and rifting event in Iceland at the Bardarbunga volcanic system: slow caldera collapse (>60 m), lateral dyke (50 km) and largest lava flow since 1784) pelo Prof. Freysteinn Sigmundsson, investigador da Universidade da Islândia.

 

Freysteinn Sigmundsson é Geofísico e dedica-se ao estudo de vulcões e de processos tectónicos e magmáticos utilizando técnicas de geodesia espacial. Tem estudado todas as erupções vulcânicas recentes que ocorreram na Islândia com base em resultados geodésicos, estabelecendo importantes condicionalismos nas trajectórias de magma na crosta. Desde 1992 que integra a equipa do Nordic Volcanological Center, Institute of Earth Sciences, University of Iceland. Há quase duas décadas que mantém uma estreita colaboração com o CVARG no desenvolvimento em trabalhos relacionados com a deformação crustal de sistemas vulcânicos activos dos Açores.

 

Esta iniciativa, aberta a toda a comunidade universitária e ao público em geral, insere-se nas actividades de divulgação científica coordenadas pelo Centro de Vulcanologia e Avaliação de Riscos Geológicos e pelo Centro de Informação e Monitorização Sismovulcânica dos Açores.



Fontes


CVARG/CIVISA

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas