Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:



Mundo ► Fenómenos Naturais

Cheias de 2013. Foto: SAVANA/JORGE DAUDE/MOCFER/GLOBAL IMAGENS
13-01-2016 15:00
Moçambique
Cheias rápidas inundam mais uma vez Moçambique

​​Pelo menos quatro pessoas morreram devido às chuvas torrenciais que se fizeram sentir, no passado fim-de-semana, na cidade de Pemba em Moçambique.
 
Uma avaliação preliminar aos danos causados pelas chuvas que causaram cheias rápidas, feita pela Câmara Municipal de Pemba, dá conta de que foram deixados muitos estragos em habitações e infra-estruturas, agravando a situação precária das condições de vida dos habitantes. Estabelecimentos hoteleiros ficaram submersos na região turística, representado assim uma enorme perda financeira para os seus proprietários. 

Moçambique é um país muito vulnerável a desastres naturais durante a estação chuvosa, que ocorre entre os meses de outubro a março. Já no passado dia 6 de janeiro, tinha sido afetado por este fenómeno das cheias rápidas, deixando cerca de 140 famílias desalojadas.

Este país sul-africano presenciou o seu pior cenário de cheias rápidas em 2000, quando cerca de 700 pessoas morreram, obrigando o governo a utilizar em reconstrução cerca de 500 milhões de dólares da comunidade internacional de donatários, devido à vasta destruição.


Fontes


RSOE EDIS

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas