Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:



Mundo, Mundo ► Fenómenos Naturais

Mapa dos locais em alerta especial (violeta) e vermelho (Imagem: Agência Meteorológica do Japão).
10-09-2015 02:00
 
Alerta máximo no Japão

 O centro do Japão encontra-se em alerta perante a passagem  do tufão Etau, obrigando as autoridades a recomendar a deslocação de 260.000 pessoas e ao cancelamento de meia centena de voos.
O 18.º tufão de 2015 no Pacífico atravessou a região central do Japão e passou a tempestade tropical após perder força, provocando uma acumulação de nuvens densas na região de Kanto, onde foram emitidos alertas vermelhos em Kanagawa, Chiba, Tóquio, Gunma, Ibaraki e Saitama, além de parte de Tohoku.
O tufão desloca-se na direção noroeste pela região central de Tokai, a uma velocidade de 25 km/h e com ventos até 110 km/h. Até ao momento seis pessoas ficaram feridas nas províncias de Aichi e Shizuoka devido a acidentes provocados pelas rajadas de vento.
Nestas regiões, tal como na maioria do centro do país, foi declarado alerta meteorológico devido ao risco de ventos fortes, chuvas torrenciais, inundações, movimentos de vertente e intensa ondulação, informou a Agência Meteorológica do Japão.
A categoria especial, representada pela cor roxa ou violeta, é o alerta máximo emitido pelas autoridades. Há também os alertas amarelo, menos grave  e o vermelho.
A Agência alerta ainda os moradores para que fiquem atentos ao nível dos rios e à precipitação, além de obter informações sobre as áreas de risco de movimentos de vertente.


Fontes


TVI 24
RTP Notícias
Notícias Alternativa

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas