Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:



Açores ► Ciência

Equipa do CVARG a realizar medições de fluxo de CO2 no Vulcão Lastarria.
11-12-2014 18:00
Chile
Investigadoras açorianas participam em workshop internacional de gases vulcânicos no Chile

As investigadoras Catarina Silva e Fátima Viveiros do Centro de Vulcanologia e Avaliação de Riscos Geológicos da Universidade dos Açores participaram recentemente no 12º workshop de Gases Vulcânicos que decorreu no Chile entre os dias 16 e 24 de Novembro. Este workshop foi organizado pela Comissão de Química de Gases Vulcânicos da Associação Internacional de Vulcanologia e Química do Interior da Terra (CCVG - IAVCEI) e contou com a presença de 60 investigadores de várias nacionalidades. Os primeiros dias foram dedicados à apresentação de trabalhos em forma de comunicação oral ou de painel que reflectiram os progressos que têm sido feitos em termos de geoquímica de gases, não só ao nível das técnicas de amostragem, mas também de tratamento e interpretação de dados. Os participantes abordaram a aplicação de técnicas quer de amostragem directa, quer através de detecção remota, estas últimas amplamente aplicadas em zonas de vulcanismo explosivo e de difícil acesso. As investigadoras Catarina Silva e Fátima Viveiros, do Grupo de Geoquímica de Gases do CVARG, apresentaram duas comunicações orais sobre a desgaseificação de radão e de dióxido de carbono (CO2) no arquipélago dos Açores, tendo sido reconhecida a sua importância não só em termos de monitorização sismovulcânica dos sistemas vulcânicos do arquipélago, mas também em termos globais.
 
À semelhança de edições anteriores, o workshop compreendeu uma importante componente de trabalho de campo que decorreu nos vulcões Lastarria e no campo geotérmico El Tatio, situados no deserto do Atacama, considerado um "ambiente extremo" por ser o deserto mais seco do mundo, situado entre o Oceano Pacífico e a cordilheira dos Andes. As áreas vulcânicas estudadas estão localizadas acima dos 4000 m de altitude, tendo as medições no Vulcão Lastarria decorrido acima dos 5000 m. A equipa do CVARG participou nos trabalhos de campo utilizando uma estação portátil de medição do fluxo de CO2, equipamento utilizado também em várias áreas vulcânicas do arquipélago dos Açores. As investigadoras realizaram mais de uma centena de medições que serão integradas com os dados obtidos pelas restantes equipas interdisciplinares e será calculada, pela primeira vez, a emissão de CO2 através dos solos para os sistemas vulcânicos estudados.
 
A missão foi apoiada pelo Fundo Regional da Ciência (Direcção Regional da Ciência e Tecnologia) e pelo CIVISA – Centro de Informação e Vigilânica Sismovulcânica dos Açores.
 


Fontes


CVARG/CIVISA

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas