Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos

Açores ► Ciência

Estações portáteis de medição de concentração de radão e de dióxido de carbono (Imagem:CVARG)
13-11-2014 17:05
 
Investigadora do CVARG participa em Workshop sobre radão

​A investigadora Catarina Silva do CVARG participou no GeoRadon’14 – Workshop on Geoscience Radon Applications que decorreu na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, nos dias 30 e 31 de Outubro.


Este workshop contou com a presença de 27 investigadores provenientes de vários países europeus, de Israel, da Coreia do Sul e do México. Foram abordadas temáticas como a monitorização de radão em diferentes ambientes, transporte de radão, análise de séries temporais, experiências simuladas em laboratório, radão em ambientes vulcânicos e radão no ar interior e saúde pública. Esta multidisciplinaridade possibilitou a discussão e troca de experiências, de conhecimento e de metodologias entre investigadores que estudam diferentes aspectos associados à presença de radão em ambientes naturais. A investigadora do CVARG apresentou uma comunicação oral sobre os resultados da investigação que tem sido desenvolvida nos Açores incluída na temática “radão em ambientes vulcânicos”.

 

O Workshop contemplou ainda uma visita ao Centro de Ciência Viva do Lousal “Mina de Ciência”. Esta mina, situada no extremo noroeste da Faixa Piritosa Ibérica da designada Zona Sul Portuguesa, esteve em funcionamento desde final do século XIX até 1988. No início dos anos noventa esta mina foi revitalizada sendo actualmente um espaço interactivo de divulgação científica e tecnológica.


Fontes


CVARG/CIVISA

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas