Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos

Mundo ► Fenómenos Naturais

Danos em edifícios (imagem: USA Today)
26-08-2014 21:00
Califórnia
Califórnia atingida por sismo de magnitude 6.0

No passado domingo dia 24 de Agosto, às 03:20 (hora local, 10:20 UTC) ocorreu um sismo de magnitude 6.0 que afectou a Califórnia. Segundo o USGS, o sismo localizou-se a cerca de 6 km a NW de American Canyon, na Califórnia, a cerca de 10.8 km de profundidade.
O forte abalo fez-se sentir pela região de São Francisco e provocou fugas de gás e o corte do abastecimento eléctrico afectando cerca de 42 mil casas. Houve registo ainda de danos numa ponte em American Canyon que teve de ser encerrada. Noutras regiões foram reportados outros danos como estilhaçamento de vidros e encerramento de estradas devido a severos danos na via. Em casas na região de Napa, ocorreram alguns incêndios e cerca de 70 pessoas dirigiram-se aos hospitais por causa de ferimentos ligeiros.
O prejuízo mais conhecido em Napa, foi na Bouchaine Vineyards, uma das mais conhecidas produtoras de vinho da região, onde os estragos atingiram cerca de 1 bilião de dólares. Apesar dos danos, a reparação já está em curso e a vindima começa brevemente.
Foram ainda reportadas cerca de 90 ocorrências em canalizações de água que provocaram algumas inundações.
De acordo com a USGS já se registaram cerca de 80 réplicas, 4 das quais com magnitudes superiores a 3.0.
É de salientar que este foi o maior abalo a atingir esta região, desde o terramoto de magnitude 6.9 de 1989 em Loma Prieta.



Fontes


USGS
USA Today
Diário de Notícias
San Jose Mercury News

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas