Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:



Mundo ► Fenómenos Naturais

Cheias - Itália (Foto: EPA in Georgia Newsday)
04-08-2014 10:00
Europa
Europa fustigada por chuvas intensas

Nos últimos dias têm-se verificado chuvas fortes em algumas zonas da Europa, que afectaram seriamente alguns países. Na povoação de Refrontolo, situada no nordeste de Itália, a forte precipitação provocou a subida do nível de água do rio Lierza, desencadeando cheias rápidas que arrastaram pessoas e viaturas. Até ao momento contabilizam-se pelo menos quatro mortos e mais de uma dezena de feridos, alguns em estado grave. A Protecção Civil italiana salienta a gravidade da situação e alerta que outras povoações vizinhas foram também atingidas. O presidente da região de Vêneto, Luca Zaia,  já visitou o local e admite decretar o estado de calamidade. As equipas de socorro mantém-se na zona.

 

Os Balcãs também estão a ser fortemente afectados. Na Bulgária, depois de semanas de chuvas torrenciais, o rio Skat galgou as margens no noroeste do país, provocando a morte de pelo menos duas pessoas e centenas de desalojados. Na Roménia, há registo de pelo menos dois mortos e centenas de pessoas ficaram desalojadas.

 

Também em Espanha, uma tromba de água repentina acompanhada de trovoada atingiu a região de Gijón e Oviedo, sem vítimas mortais, mas deixando pelo menos cinco pessoas feridas.



Fontes


Euronews
RSOE EDIS

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas