Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:



Açores ► Ciência

Géiser Old Faithful (Parque Nacional de Yellowstone)
25-07-2014 12:20
EUA
Investigadora do CVARG seleccionada para participar em Escola de Verão em Yellowstone (EUA)

Fátima Viveiros, bolseira de Pós-Doutoramento no CVARG, foi seleccionada para participar na 1ª Escola de Verão do Deep Carbon Observatory – DCO (Observatório do Carbono Profundo) que decorreu recentemente em Yellowstone (EUA), no período entre 13 e 18 de Julho.
Este evento contou com a presença de 35 participantes de 16 nacionalidades, sendo a investigadora do CVARG a única representante de Portugal. Os temas em debate durante as aulas visaram uma abordagem integrada de diferentes questões relacionadas com o ciclo do carbono, desde a sua presença no interior da Terra até à sua libertação para a atmosfera. As acções do DCO são essencialmente financiadas pela instituição americana Alfred P. Sloan Foundation, sendo este Observatório formado por quatro Comunidades distintas: Deep Life (Vida em Profundidade), Deep Energy (Energia em Profundidade), Extreme Physics and Chemistry (Física e Química Extremas) e Reservoirs and Fluxes (Reservatórios e Fluxos) (https://deepcarbon.net/). Todas estas Comunidades confluem no objectivo de compreender o Carbono proveniente de profundidade.
As actividades desenvolvidas por Fátima Viveiros inserem-se na Comunidade de Reservatórios e Fluxos, tendo a investigadora apresentado um painel sobre as emissões hidrotermais de dióxido de carbono no arquipélago dos Açores, nomeadamente nas ilhas de São Miguel e Terceira. A investigadora já tinha participado em Fevereiro do corrente ano no 1º workshop de jovens investigadores organizado também pelo DCO na Universidade da Costa Rica.
Para além da componente teórica, foram realizadas missões científicas a vários locais do sistema vulcânico de Yellowstone, no sentido não só de compreender a sua longa história eruptiva através de diferentes depósitos vulcânicos, mas também de caracterizar as inúmeras manifestações hidrotermais presente. Para além de fumarolas e nascentes termais, é possível encontrar em Yellowstone cerca de 600 géisers, ou seja, aproximadamente 60% do número total conhecido ao nível mundial. Apesar da última erupção vulcânica ter ocorrido em Yellowstone há cerca de 70 000 anos, o sistema vulcânico é considerado activo por inúmeros investigadores ao ser afectado por milhares (1000 a 3000) de sismos por ano, assim como vários episódios de deformação. Segundo os investigadores do USGS (Serviços Geológicos dos Estados Unidos da América), actualmente o principal perigo geológico na região prende-se com a possibilidade de ocorrerem explosões hidrotermais, os quais resultam de aumento de pressão no sistema que origina as fumarolas e podem formar cratera com diâmetro superior a 2 km.


Fontes


CVARG/CIVISA

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas