Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:



Mundo ► Fenómenos Naturais

Japão em alerta devido a chuvas fortes, ventos violentos, vagas gigantescas e subida do nível do mar (Imagem: Hitoshi Maeshiro/EPA)
10-07-2014 06:00
Japão
Tufão Neoguri atinge uma das ilhas principais do Japão

O sul do Japão está sob alerta desde o dia 7 de Julho, por causa do tufão Neoguri, que poderá ser um dos mais intensos das últimas décadas, advertiu a Agência de Meteorologia do Japão.
 
O centro do tufão Neoguri atingiu na quinta-feira de manhã (hora local, quarta-feira em Portugal) Kyushu, uma das quatro ilhas principais do arquipélago japonês. "Este tufão chegou pouco antes das 7 horas (22 horas de quarta-feira nos Açores) à costa da prefeitura de Kagoshima, na ilha de Kyushu, mil quilómetros a sudoeste de Tóquio", afirmou um porta-voz da Agência de Meteorologia do Japão.
 
Antes de chegar ao coração do território japonês, o ciclone tropical já havia provocado, desde o início da semana, chuvas torrenciais e rajadas de vento de mais de 250 km/h numa larga extensão de Okinawa. Do sudoeste ao nordeste, a quase totalidade do Japão está abrangida por alertas devido às previsões de chuvas fortes, ventos violento, vagas gigantescas e subida do nível do mar. O Neoguri, que já afectou a parte mais meridional do Japão, fez cerca de quarenta feridos e causou indiretamente pelo menos quatro mortes.


Fontes


Jornal de Notícias
TSF

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas