Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:



Mundo ► Fenómenos Naturais

Vulcão Shiveluch em erupção (Imagem: ITAR-TASS)
27-05-2014 12:30
Rússia
Vulcão Shiveluch emite cinzas até 10 km de altitude

Nos últimos dias o Vulcão Shiveluch, localizado na Península de Kamchatka (Rússia), tem emitido cinzas que ascendem a 10 km de altitude. A pluma eruptiva está a progredir para sudeste em direcção à Península de Kamchatka, não constituindo perigo para as povoações mais próximas, informou o Ministério das Situações de Emergência. As últimas observações permitiram verificar a projecção de lava incandescente e o crescimento do domo na cratera.

 

De acordo com a Kamchatka Volcanic Eruption Team (KVERT), o vulcão está em alerta laranja para a aviação.

 

O Vulcão Shiveluch é o vulcão situado mais a norte e um dos mais activos da Península de Kamchatka, estando localizado a cerca de 450 km a nordeste da cidade de Petropavlosvsk-Kamchatsky. O vulcão sofreu incrementos de actividade em 1980-1981 e em 1993-1995, tendo que a erupção mais recente classificada de catastrófica ocorrido em 1964.



Fontes


ITAR-TASS

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas


segunda-feira, 2 de Março de 2015
Na passada sexta-feira, dia 27 de Fevereiro, o Vulcão Shiveluch, localizado na Península de Kamchatka (Rússia), entrou em erupção. O vulcão emitiu cinzas que atingiram mais de 9 km de altura e que progrediram para leste sobre o Mar de Bering, afectando a parte ocidental do Alasca, o que obrigou ao cancelamento de voos da Alaska Airlines no sábado.   O Shiveluch é um dos vulcões mais activos da Península de Kamchatka, estando q...
sábado, 28 de Dezembro de 2013
​O Vulcão Shiveluch, que está em erupção na Península de Kamchatka no Extremo Oriente da Rússia, lançou hoje uma coluna de cinzas a uma altura de 8 Km acima do nível do mar. A nuvem de cinzas está a deslocar-se para Oeste, longe das povoações, informou o Ministério das Situações de Emergência na região de Kamchatka. De momento está em alerta laranja no que se refere à aviação.   O Vulcão Shiveluch é um dos vulcões mais activos...
quarta-feira, 1 de Junho de 2011
​Nos últimos dias o Vulcão Shiveluch, localizado na Península de Kamchatka (Rússia), tem emitido cinzas que ascendem a mais de 9 km de altura. Este incremento de actividade iniciou-se em Maio de 2009 e periodicamente o vulcão emite cinzas que atingem 3 a 8 km de altura. As autoridades foram obrigadas a reorganizar as rotas de vários aviões internacionais, sem que, no entanto, tenha ocorrido o cancelamento de qualquer voo.