Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:



Mundo ► Fenómenos Naturais

Vulcão Ubinas em erupção, 11 de Abril de 2014 (Imagem: IGP)
17-04-2014 19:00
Perú
Vulcão Ubinas em actividade

Nos últimos dias tem-se verificado um incremento da actividade vulcânica explosiva no Vulcão Ubinas, localizado no sector sudoeste do Perú. O episódio eruptivo caracterizou-se pela emissão de uma nuvem de cinzas que alcançou cerca de 3 km de altura. As autoridades reportaram a queda de cinzas em localidades situadas a 20 km a NE do vulcão, tais como Lloque, Chojata e Ichuna. A actividade vulcânica tem sido acompanhada por sismicidade de origem vulcânica, indicando movimentação de magma e fluidos vulcânicos em profundidade.

De acordo com o Instituto Geofísico do Perú (IGP), a povoação de Querapi, que é a que se encontra mais próxima do Vulcão Ubinas, a cerca de 4 km de distância, não se encontra em perigo, no entanto, não excluem a possibilidade de um incremento da actividade vulcânica. 

A evolução dos últimos dias fez com que as autoridades governamentais declarassem estado de emergência nas áreas adjacentes ao vulcão e que se preparassem para uma eventual evacuação de Querapi. Entretanto, já foram enviados para aquela localidade equipas médicas, suplementos alimentares e máscaras de protecção à inalação de cinzas vulcânicas.



Fontes


Volcano Discovery
The Telegraph
IGP

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas