Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos

Mundo ► Fenómenos Naturais

Na Costa da Caparica, o mar provocou danos nos restaurantes e bares (Foto: Enric Vives-Rubio)
02-02-2014 19:00
Portugal
Forte agitação marítima causa estragos em Portugal Continental

​As ondas fortes durante a madrugada deste domingo (dia 02 de Fevereiro) fizeram estragos em vários distritos do litoral do país.
 
Na Costa da Caparica, o mar subiu o paredão e provocou danos nos restaurantes e bares próximos. Apesar de o paredão já estar transitável, a polícia esteve a efectuar limpezas e apelou às pessoas para não passarem no local. Os proprietários das instalações afectadas estiveram no local a avaliar os prejuízos, bem como o Presidente da Junta. A forte ondulação não fez qualquer vítima, segundo a Polícia Marítima.
 
Em Sintra, as ondas fortes não causaram danos nos restaurantes perto do mar mas os acessos na Praia Grande foram cortados. No Estoril, a força do mar fez ruir parcialmente o paredão e danificou parte do passeio marítimo, não se tendo registado estragos em nenhum estabelecimento.
 
No Norte, a zona do Furadouro, concelho de Ovar, distrito de Aveiro, também foi fustigada pelas ondas. As vagas destruíram os separadores colocados na avenida marginal levando a água até estabelecimentos comerciais.
 
A zona Centro também sofreu com a agitação marítima na Nazaré, Peniche e São Martinho do Porto, relatou o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Leiria. Na Nazaré, "a forte ondulação do mar atingiu a marginal, que esteve cortada ao trânsito até às sete da manhã", disse à Lusa o comandante dos Bombeiros Voluntários (BV) da vila, João Estrelinha. Por seu turno, o presidente da Câmara da Nazaré, Walter Chicharro, revelou que durante a manhã foram criadas barreiras de areia na praia, devido à continuação da agitação marítima forte que se previa para este domingo.


Fontes


Público
SIC Notícias
Lusa

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas