Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:



Mundo ► Fenómenos Naturais

Granizo em Lisboa (Imagem: DN)
17-01-2014 11:00
 
Mau tempo assola continente português

O continente português está sob alerta para condições meteorológicas adversas, nomeadamente precipitação intensa acompanhada de queda de granizo, rajadas fortes que podem variar entre os 60 e os 100 km/h e agitação marítima, sendo esperadas ondas entre os 5-7 m, podendo o pico máximo ser temporariamente de 10 m. Este aviso foi lançado no passado dia 16 e estende-se até às 19:00h do próximo Sábado (dia 18).


Por todo o país as várias ocorrências deram lugar a muitos pedidos de auxílio por parte da população. Em Parede, concelho de Cascais, por volta das 07:30 h (hora UTC), os pedidos de ajuda multiplicaram-se devido às várias inundações verificadas naquele concelho. A acções de resposta, apesar do gelo que cobria várias estradas, não ficaram condicionadas, disse ao jornal Correio da Manhã uma fonte dos bombeiros da Parede.


Na zona de Benfica, o grande manto branco de granizo que se depositou nas vias públicas, tornou o piso bastante escorregadio e condicionou intensamente o trânsito.

 
No concelho de Oeiras, os bombeiros de Carnaxide apoiados pelos serviços municipais, procederam à limpeza do gelo que cobria as várias estradas daquele concelho.


Devido à forte agitação marítima, o acesso aos molhes do Douro e aos bares e restaurantes situados junto à linha de costa, encontra-se interdito. Também interdita está a circulação de peões e veículos em várias ruas que se localizam junto à linha de costa da cidade do Porto.


O IPMA também colocou o arquipélago de Madeira sob aviso amarelo, devido à agitação marítima.


A partir de Sábado o mesmo instituto prevê que as condições meteorológicas melhorem de forma significativa.



Fontes


CM

DN

LUSA

EXPRESSO

JN

PÚblico

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas