Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:



Mundo ► Fenómenos Naturais

 
31-12-2013 13:20
 
Revista do ano 2013: Erupções vulcânicas

​O ano de 2013 foi marcado por diversas erupções vulcânicas, espalhadas um pouco por todo o globo, das quais se destacam as erupções do Monte Etna (Itália), Monte Pavlof (Alaska), Monte Sinabung (Indonésia), Monte Sakurajima (Japão) e Monte Anak Krakatau (Indonésia).


Localizado no Nordeste da Sicília e com 3 350 m de altitude, o Monte Etna só em 2013 contabilizou 21 episódios eruptivos. O último episódio de 2013 ainda decorre, visto ter-se iniciado na madrugada de ontem (30 de Dezembro).

 

                 (Imagem: AP Photo/Carmelo Imbesi)


Situado na península do Alaska e com 2 519 m, a erupção de Maio do Monte Pavlof foi captada pelas máquinas fotográficas dos astronautas que se encontrava a bordo da estação especial internacional. A coluna eruptiva chegou a atingir os 6 000 m de altitude.

 


                              (Imagem: (Imagem: NASA)

O Monte Sinabung com 2 460 m e situado no planalto de Karo, província de Sumatra do Norte (Indonésia), registou vários episódios eruptivos. Iniciados no dia 11 de Setembro culminaram no passado dia 24.

 


         (Imagem: Ade Sinhuaji/AFP/Getty Images)

O Vulcão Sakurajima bate o recorde de erupções vulcânicas registadas, só em 2013 contabiliza 500 episódios eruptivos, sendo por isso considerado um dos vulcões mais activos do mundo. Situado na ilha de Kyushu (Japão) e no chamado “anel de fogo do pacífico", o seu último episódio eruptivo foi registado em Novembro passado.

 


(Imagem: AP Photo/Kagoshima Local Meteorological Observatory)

Por fim o Anak Krakatau (813 m) localizado no estreito de Sunda, entre as ilhas de Sumatra e Java (Indonésia), registou a sua última erupção em Fevereiro de 2013. 

 


                   (Imagem: Reuters/Beawiharta)



Fontes


The Atlantic.com

G1 natureza

Volcano News

INGV

Volcano World

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


 

           (Imagem: Reuters/Antonio Parrinello)                                                       (Imagem: AP Photo/Salvatore Allegra) 

 


             (Imagem: Reuters/Roni Bintang)                                                          (Imagem: Reuters/YT Haryono)

Anexos



Notícias Relacionadas