Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos

Açores ► Outras

Duarte Caldeira
19-11-2013 21:00
S. Miguel, Ponta Delgada
Alunos de protecção civil assistem a conferência do ex-Presidente da Liga dos Bombeiros

O Dr. Duarte Caldeira, presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses durante 12 anos, proferiu ontem, no Anfiteatro C  da Universidade dos Açores, uma palestra subordinada ao tema "A escala do indivíduo na resiliência urbana".

 

O evento, proporcionado pelo antigo Reitor da Universidade dos Açores, professor doutor Vasco Garcia, foi organizado pelo Centro de Vulcanologia e Avaliação de Riscos Geológicos e realizou-se no âmbito das actividades do curso de Protecção Civil e Gestão de Riscos.

 

Ao longo da sua conferência o Dr. Duarte Caldeira abordou o conceito de resiliência, destacando a importância da adaptabilidade do individuo a situações adversas como as resultantes da acção de perigos naturais ou tecnológicos. Enunciou e aprofundou os princípios da protecção civil e defendeu uma estrutura organizativa própria para os bombeiros sem prejuízo da Autoridade Nacional de Protecção Civil manter o comando operacional.

 

Na fase de discussão mereceram especial destaque quer as relações entre bombeiros e protecção civil, quer os problemas estruturais do sistema de protecção civil no que respeita à falta de capacidade operacional dos Serviços Municipais de Protecção Civil.



Fontes


Centro de Vulcanologia

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas