Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:



Mundo ► Fenómenos Naturais

Destruição provocada pelas violentas tempestades que assolaram o Centro-Oeste dos EUA (Foto: Anthony Khoury/Reuters)
17-11-2013 23:00
EUA
Tempestades violentas e tornados atingiram Centro-Oeste dos EUA

Cerca de 53 milhões de pessoas estão em alerta nos Estados Unidos, devido às condições meteorológicas adversas previstas para o país. Os Serviços Meteorológicos dos Estados Unidos já alertaram para a aproximação de tornados, com ventos muito fortes e chuva intensa, na região oeste do território. Durante uma teleconferência, a vice-directora do Serviço Nacional de Meteorologia afirmou que a situação é muito perigosa e está apenas a começar. Por seu lado, o director deste serviço explicou que as tempestades estão a avançar a uma velocidade de 60km/h e que o objectivo é evitar que as pessoas sejam apanhadas de surpresa.

 

Pelo menos um tornado já atingiu o país, tendo sido sentido em Peoria, no estado do Illinois, provocando danos graves e pelo menos dois mortos, de acordo com um relatório das autoridades do estado de Illinois. Uma das mortes aconteceu perto da cidade de Washington, no Illinois, segundo o chefe da agência de emergência daquele estado norte-americano, Jonathon Monken. Além disso, pelo menos 37 pessoas, sete delas gravemente feridas, foram assistidas num centro médico de Peoria. 
 
O vento forte arrastou automóveis, arrancou árvores e deitou abaixo linhas de alta tensão. No centro do Illinois, várias casas ficaram reduzidas a ruínas, noutras foram arrancados os telhados, e houve ainda outras onde sobraram apenas as estruturas de madeira e as fundições de betão. De acordo com Jonathon Monken, 70 casas ficaram completamente destruídas, em dois locais completamente diferentes, e centenas ficaram danificadas. Além disso, as montras de várias lojas ficaram destruídas.
 
Além do estado de Illinois, prevê-se que também partes dos estados de Indiana, Michigan e Ohio estão com risco elevado de serem atingidos por tornados, ventos muito fortes e granizo.



Fontes


Jornal de Notícias
TSF
Notícias ao Minuto

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas