Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:



Açores ► Outras

Angra do Heroísmo
04-12-2012 13:00
Terceira, Angar do Heroísmo
Monitorização, formação e planeamento devem ser prioridades de protecção civil

​A afirmação foi feita por João Luís Gaspar, do Centro de Vulcanologia e Avaliação de Riscos Geológicos, no decorrer da sessão solene que marcou as comemorações do 49⁰ Aniversário da Associação Os Montanheiros. O evento contou com presença de Luís Fagundes Duarte, secretário regional da Educação, Ciência e Cultura, em representação do presidente do Governo Regional dos Açores, e teve lugar no passado dia 30 de Novembro, na sede da associação, em Angra do Heroísmo.

 

A sala de conferências foi pequena para acolher as várias dezenas de interessados que assistiram à exibição do filme “O último vulcão da linha”, da autoria de Paulo Henriques Silva, da secretaria regional dos Recursos Naturais, e que resultou da compilação do testemunho de diversas pessoas que presenciaram o desenvolvimento da erupção vulcânica dos Capelinhos, em 1957/58. A João Luís Gaspar coube proferir uma palestra sobre as erupções vulcânicas na Crista Submarina da Serreta, ao largo da ilha Terceira, no âmbito da qual apresentou imagens inéditas recolhidas em profundidade pela equipa científica que integrou a missão oceanográfica Ávila Martins, durante o acompanhamento da erupção de 1998-2001.

 

Para João Luís Gaspar é fundamental que a monitorização, a formação e o planeamento sejam prioridades de protecção civil nos Açores, pois o passado já provou que mais do que estarmos preparados para enfrentar a próxima adversidade provocada por fenómenos naturais é fundamental trabalhar previamente na mitigação dos riscos existentes.



Fontes


CVARG

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas