Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:



Açores ► Ciência

 
09-10-2012 13:00
Coreia do Sul
Especialistas em tecnologia de infra-sons reúnem na Coreia do Sul

​Decorre entre os dias 8 e 12, em Daejeon, Coreia do Sul, a reunião anual sobre tecnologia de infra-sons. Neste encontro, que reúne especialistas de todo o mundo, os Açores estão representados  pelo investigador e docente do Centro de Vulcanologia e Avaliação de Riscos Geológicos da Universidade dos Açores (CVARG), Nicolau Wallenstein. A participação dos Açores neste evento decorre do facto de ter sido recentemente instalada na ilha Graciosa a estação de monitorização IS42 que integra a rede mundial destinada a garantir a implementação do Tratado sobre a Proibição de Ensaios Nucleares.

 

O fórum tem como objectivo principal discutir os recentes avanços na pesquisa e nas capacidades operacionais das redes globais e regionais de monitorizção por infra-sons. Entre outros serão abordados temas relacionados com a instrumentação, a modelação e o processamento de dados, o desempenho e a capacidade de detecção das estações e redes de monitorização, a análise de fontes geradoras de infra-sons e as aplicações civis e científicas desta tecnologia.

 

No decurso do evento, Nicolau Wallenstein fará uma apresentação subordinada à utilização da informação obtida pela estação IS42 na análise e interpretação de sinais sísmicos no âmbito da vigilância sismovulcânica dos Açores. 



Fontes


Centro de Vulcanologia e Avaliação de Riscos Geológicos

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas